sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ficar só, faz bem.

Pois é, to aqui, em casa sozinha, ouvindo uma ótima musica, tomando um vinho, pensando na vida e reparei que, a vida chega num determinado momento, que ela te pede paz, sossego e  um pouco de solidão. A um tempo atrás, ficar sozinha me fazia sentir tédio, me enraivecia, mais hoje, acho que aprendi a desfrutar bons momentos da solidão. Para algumas pessoas pensar na situação que estou neste momento é deprimente, mais de verdade, pra mim é prazeroso. Chega um momento da vida que é gostoso ficar só. Não tenho vergonha de assumir que canto, danço, bebo, converso tudo isso comigo mesma. Afinal, neste mundo não há pessoa que me ame mais do que eu mesma, então porque não gostar de ter momentos a sós comigo mesma e com essa fase de ficar só voltei a ter um antigo habito e descobri que os livros podem ser ótimas companias. Antigamente eu gostava de estar rodeada de pessoas, pensava que a minha alegria dependia das pessoas que estaria ao meu redor, mais fala sério, hoje a amizade é uma coisa tão banal que até considero melhor o fato de ficar sozinha, apenas, eu e eu. Amizade não tem mais o mesmo sentido, pessoas dizem “eu te amo”, “sou seu amigo pra sempre” com a mesma facilidade com que te tiram da vida delas. Cada um só pensa em si mesmo, só enxerga a si mesmo e se esquecem do mundo, se esquecem das promessas, dos momentos, das historias. É, como dizem, antes só do que mal acompanhado. Hoje, aprendi a rir sozinha, aprendi que a vida é mais do que estar com a lista de contatos cheia ou estar com seu MSN apitando o tempo todo. A vida é muito, muito mais que isso. Lógico que não somos nada sozinhos, mais isso não significa que devemos estar acompanhados o tempo todo, não. São tantas ilusões que depois viram decepções, são tantas juras que depois se transformam em apenas palavras ao vento, são tantos amores que desaparecem quando se realmente precisa, então porque se importar? Pense em você, pense em como a sua vida é boa e aprenda a curtir apenas com você mesmo. Não preciso de dezenas de pessoas ao meu lado pra poder rir, pra poder ver graça nas coisas. Por isso digo que estou numa fase anti-social, talvez eu apenas queira conhecer a mim mesma, ficar mais na minha, curtir alguns momentos comigo mesma, sei lá, não tenho uma explicação pronta, só sei que ando de saco cheio para compromissos sociais. Sabe, quando você começa a pensar na vida você repara que não vale a pena ficar se importando com a opinião dos outros, eles não sabem da metade das coisas que se passam com você, então porque a opinião poderia causar algum efeito. Quer julgar? Julgue, pense o que quiser, não me importo. To chata? Ok. To enjoada? Ok. To insuportável? Ok. Quer por em prova meus sentimentos, sinta-se a vontade, é, talvez seja mesmo que eu não te ame mais, ou apenas falo pra ver se param de me encher o saco, sei lá. Sabe, é muito chato que se tirem conclusões precipitadas do que os outros pensam ou sentem. É muito chato ficar duvidando dos sentimentos por apenas não se falaram a tempos. É chato as pessoas quererem cobrar algo que elas não dão. Penso assim, deve-se olhar pra si mesmo antes de olhar pros outros, olha, você pode perceber coisas incríveis fazendo isso e fazendo isso, talvez (eu disse talvez) você aprenda a entender o próximo antes de sair apontando o dedo na cara e julgar. Essa coisa de amizade, é uma coisa que me entristece. Hoje esse sentimento anda tão desgastado, uma coisa tão sem importancia. As vezes me pego olhando fotos, perfis, ouço historias de pessoas que há algum tempo diziam ser amigas, essas mesmas pessoas me juraram amizade eterna, me disseram que me amavam e que eu poderia contar com elas pra sempre. Tudo isso me soa um tanto quanto irônico, afinal, se eu era tudo isso na vida delas, por que não fazem mais parte da minha vida? Por que eu não faço mais parte na vida delas? O amor, o sentimento, simplesmente ficou de lado. A vida girou e se encarregou de substituir as peças gastas por peças novinhas. Isso porque diziam que éramos insubstituíveis, mais hoje, os fatos mostram que a coisa não era bem assim. É, a vida é feita de fases e muda o tempo todo. Talvez assim foi melhor, ou sei lá. Não vivi o outro lado pra dizer o que é melhor, então melhor nem opinar sobre isso. Não adianta muito fica naquela, “e se ...” esse tal de “e se ...” só serve para criarmos hipóteses idiotas em nossas cabeças e pensar que a vida poderia estar melhor do que é agora, mais esquecem de que poderia estar pior também. Sinto falta de algumas amizades que tive, de algumas pessoas que conheci e que partiram, tomaram rumos diferentes. Afinal, a vida é feita de escolhas, cada uma faz as suas e depois é só saber lidar com as conseqüências sendo boas ou não. Talvez alguém se pergunte, “se sente saudade por que não vai atrás?” Simples, um fato é que to anti-social como descrevi ali em cima e outro fato é que, até tentei, mais percebi que não havia reciprocidade de sentimentos então simplesmente larguei mão, até porque, não vale a pena ficar se humilhando por atenção ou algo do tipo. Cara, não quer minha amizade, não me quer por perto, beleza, não vai ser eu que vou fazer questão de ficar atrás de quem não se importa. Sabe, sei que em alguns casos eu fui bem relapsa, também fiz juras como todo mundo, disse vários “te amo” e blá blá blá, mais afinal, eu sou exatamente como você, de carne, osso e do mesmo modo que a vida te leva pra rumos diferentes, a vida também se encarrega de dar rumo a minha vida. E sabe, agente só mantém por perto quem agente faz questão e quem faz questão de ter agente por perto, por isso, agradeço a Deus pelos velhos, poucos e bons amigos que conquistei nessa jornada. São velhos, poucos e bons mais eles me fazem acreditar na humanidade, como a coisa anda meio degringolada, as pessoas andam tão egocentricas, é bom ter pessoas que te mostra verdadeiramente que em algum lugar ainda existe uma esperança, pode ser mínima, mais é melhor que nada. Tá, enfim, já escrevi de mais, eu acho que o vinho tenha me dado uma certa coragem ou inspiração, tanto faz, o importante é que voltei a escrever, coisa que eu amo. Mais vou parando por aqui e lembre-se: “cultive as boas amizades e saiba diferenciar diamantes dos cacos de vidro, pois, nos bons momentos, todos estarão ao seu lado, porém, nos maus momentos só os verdadeiros permanecerão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário